0800 703 6170
comercial@ambientaldobrasil.com.br
Estamos há mais de 3 décadas no mercado,             
            porque reciclamos nossas ideias!    
Notícias

Governo institui Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Para articular as ações do governo e definir diretrizes e metas para o gerenciamento de resíduos nos próximos 20 anos, o governo de Brasília formulou o Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme informou a Agência Brasília de Notícias.

O decreto que institui o programa foi assinado na semana passada pelo governador Rodrigo Rollemberg, no Palácio ...

Saiba mais...

Reaproveitar 90% dos resíduos produzidos é meta no 8º Fórum Mundial da Água
Com foco na sustentabilidade, o 8º Fórum Mundial da Água — que será sediado em Brasília de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães — tem a meta de reaproveitar 90% dos resíduos que forem produzidos.

O objetivo da organização do evento é que apenas os materiais não recicláveis sejam destinados ao Aterro Sanitário de Brasília.

Saiba mais...

ABNT desenvolverá norma sobre uso de resíduos como combustível
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou uma comissão de estudo em Mato Grosso para a elaboração de uma norma, com validade nacional, de padronização do uso de resíduos como combustível, informou o Diário Prime. A formalização foi entregue nesta terça-feira, 06, ao presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan.

Saiba mais...

Estados aprimoram modelos de controle de resíduos industriais
O estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul implantaram uma plataforma eletrônica de controle da movimentação dos resíduos industriais, fruto de um acordo de cooperação firmado entre os órgãos ambientais estaduais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina, que conta com a ferramenta em funcionamento desde 2015, um projeto com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes...

Saiba mais...

Em 2018, capitais e municípios de região metropolitana terão que acabar com lixões
As capitais e municípios de região metropolitana terão até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões. “A maioria das cidades nessas regiões ainda não conseguiu cumprir essas determinações. Mais uma vez, será preciso estabelecer novas datas para as prefeituras se adequarem às regras”, ressalta o engenheiro Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambie...

Saiba mais...

Brasil tem 80% dos municípios sem condições de manter gestão de resíduos de forma individual
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), cerca de 80% dos municípios brasileiros possuem baixa ou nenhuma condição de tratar os resíduos urbanos de forma correta e individual.

De acordo com a entidade, tratar os resíduos públicos de forma correta e individual só é viável financeiramente para municípios c...

Saiba mais...

Disposição irregular de resíduos é problema ainda maior no período de chuvas
A chegada do período de chuvas traz um problema adicional para a população. O descarte inadequado do lixo é um dos fatores para o entupimento de bueiros. Além disso, provoca a redução da vazão de córregos e rios. “O lixo acaba contaminando a água e o solo, aumentando os riscos para a saúde da população”, alerta o engenheiro Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneam...

Saiba mais...

China não vai mais reciclar plástico de outros países
A China quer deixar de ser o depósito de lixo do planeta. O país proibiu as importações de certos tipos de resíduos sólidos do exterior, uma medida que pode ter impactos importantes sobre a indústria mundial da reciclagem. Todas as nações – principalmente as desenvolvidas – que até agora dependiam do gigante asiático para se desfazer de seu lixo deverão agora procurar alternativas, seja administrar esses resíduos por si mesmas ou buscar outro de...

Saiba mais...

América Latina joga 145 mil toneladas de lixo por dia em aterros e lixões
Todo dia, 145 mil toneladas de resíduos orgânicos são jogadas em lixões e aterros controlados na América Latina e no Caribe. Essa montanha diária de restos de comida não processados, que colocam em risco a saúde e a vida de 170 milhões de pessoas, é um dos temas da 3ª Assembleia do Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em Nairóbi, no Quênia, de 04 a 06 de dezembro desse ano, conforme noticiou o jornal Valor Ec...

Saiba mais...

Câmara aprova programa de gerenciamento de resíduos sólidos em escolas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga as escolas públicas e particulares a instituir programas de gerenciamento de resíduos sólidos que contemplem a coleta de lixo eletrônico, como celulares e tablets sem uso. O texto altera a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) para incluir a medida.

Saiba mais...

Influência dos resíduos sólidos nas mudanças climáticas
Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE), não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.

A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor p...

Saiba mais...

Brasil reciclou 280 mil toneladas de latas de alumínio em 2016, diz estudo
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), juntamente com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), revelou o desempenho do País na reciclagem de latas de alumínio em 2016. De acordo com o levantamento, que levou em consideração 286,6 mil toneladas de latas disponíveis no mercado nacional, o Brasil reciclou 280 mil toneladas do material, alcançando um índice de 97,7% de reciclagem.

Saiba mais...

Sul e Sudeste aprimoram modelos de controle de resíduos industriais
Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão em fase final de teste para a implantação da plataforma eletrônica de controle da movimentação dos resíduos industriais, fruto de um acordo de cooperação firmado entre os órgãos ambientais estaduais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina, com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).
Saiba mais...

Coprocessamento retirou do ambiente 1,07 milhão de toneladas de resíduos em 2015
Um dos principais resíduos aproveitados no coprocessamento são os pneus inservíveis. O descarte inadequado desses produtos gera sérios problemas ambientais, sociais e de saúde pública. Expostos a céu aberto, podem levar até 100 anos para se degradar, propiciando a reprodução de insetos causadores de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya, além de representarem risco de incêndios.

Saiba mais...

Setor de eletronicos deve ser o próximo a assinar acordo setorial da PNRS
Se tudo transcorrer dentro do previsto, a próxima cadeia produtiva que deve assinar um acordo setorial dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei nº 12.305, de 2010) é a de eletroeletrônicos, conforme noticia o Jornal do Comércio. A coordenadora de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, Sabrina Andrade dos Santos Lima, acredita que o acerto possa ser concretizado antes do início de 2018.
Saiba mais...

Crise econômica diminui geração de lixo pela primeira vez em 13 anos
A geração de lixo no Brasil reduziu 2,04% em 2016 na comparação com 2015, segundo panorama divulgado nesta quinta-feira (31) pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Foram gerados 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos no ano passado.

Carlos Silva Filho, presidente da Abrelpe, não atribuiu a redução ...

Saiba mais...

Cientistas da USP e Unicamp buscam soluções para resíduos agrícolas
Um dos maiores problemas relacionados à agroindústria é a abundante quantidade de resíduos gerados durante o processamento da matéria-prima. Na maioria dos casos, essas sobras não são tratadas e reaproveitadas, apresentando uma disposição ambientalmente inadequada, com potenciais riscos de contaminação dos solos e da água.

Diante desse contexto, o professor Severino Ma...

Saiba mais...

Ambiental do Brasil inaugura unidade na Bahia para blendagem e coprocessamento
A Ambiental do Brasil está cada vez mais disseminada pelo país, cumprindo sua missão de gerenciar de maneira ecologicamente correta os resíduos industriais. Agora, possui uma nova unidade próxima ao complexo industrial de Camaçari, no estado da Bahia, para blendagem e coprocessamento.

Trata-se de um passo importante na história da empresa que reconhece o Nordeste...

Saiba mais...

USP produz plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria
Pesquisas da USP em Ribeirão Preto avançam na busca de plástico 100% biodegradável e competitivo com o plástico comum. Testes que reúnem na fórmula resíduos agroindustriais resultaram num produto com qualidades técnicas e econômicas promissoras.

A boa nova saiu dos laboratórios do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto ...

Saiba mais...

Cientistas alertam sobre perigo crescente dos resíduos espaciais
Um grupo de cientistas alertou nesta terça-feira (18) sobre o perigo crescente relacionado ao lixo espacial acumulado durante seis décadas de exploração do cosmos, seja por meio de satélites ou em missões com astronautas.

Em menos de um quarto do século, o número de detritos com tamanho o suficiente para destruir uma nave espacial duplicou, de acordo com informações dos ...

Saiba mais...

Maioria dos municípios do país tem dívidas com coleta de lixo
Prefeituras da maioria das capitais brasileiras têm dívidas com coleta de lixo e aterros sanitários. O calote já passa de R$ 10 bilhões.

O que já era ruim está ficando ainda pior. Em um país em que a maioria das cidades ainda destina o lixo em vazadouros a céu aberto, popularmente conhecidos como lixões, a crise econômica está levando um número maior de prefeitos a da...

Saiba mais...

Garimpo de ouro em Belo Monte terá mais rejeitos que Mariana
O projeto de mineração de ouro que a empresa canadense Belo Sun pretende operar nas bordas da barragem de Belo Monte, hidrelétrica em construção no Rio Xingu, no Pará, vai produzir um volume de rejeitos superior àquele que vazou no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Em novembro de 2015, o vazamento de 32 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério d...

Saiba mais...

Contaminação por resíduos químicos chega ao fundo dos oceanos
A contaminação produzida pelo ser humano alcança o fundo dos oceanos, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira que detalha o achado de componentes químicos proibidos em amostras de anfípodes, pequenos crustáceos que residem nas zonas abissais.

“As zonas abissais são vistas ainda como reinos distantes e imaculados, preservadas da ação humana, mas nosso trabalho mo...

Saiba mais...

São Paulo aperta o cerco para fechar 43 lixões
Os órgãos ambientais do governo paulista estão apertando o cerco contra os 43 lixões que ainda restam no Estado. Aterros inadequados de cinco municípios do interior estão fechados desde dezembro pela Secretaria do Meio Ambiente. Outros 10 estão em processo de interdição.

O objetivo é eliminar os depósitos ao ar livre até o fim do ano. “Aterro que não está adequado ...

Saiba mais...

46% do lixo gerado pela União Europeia é reciclado ou compostado
Dar o destino correto para todo nosso lixo é um desafio e tanto. A reciclagem acaba como desculpa para justificar (ou até mesmo aumentar) o consumo para muitas pessoas, mas não é tão simples assim. Neste texto argumento por que reciclar o lixo não deve ser nossa primeira opção.

A União Europeia anunciou recentemente que 46% do lixo produzido no ano de 2015 foi reciclado o...

Saiba mais...

Vazamento de chorume de caminhões de lixo pode se tornar crime ambiental
O derramamento de chorume no solo ou em rios e mares pelos caminhões de lixo pode se tornar crime ambiental. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 54/2016, apresentado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). O texto acrescenta esse tipo de conduta aos crimes ambientais vigentes na legislação (Lei 9.605/1998).

O chorume é uma substância líquida que resulta d...

Saiba mais...

Primeira unidade de queima de lixo para energia será construída em 2017 em SP
Chamada de Unidade de Recuperação Energética (URE), a primeira planta de queima de lixo urbano para geração de energia elétrica deve começar a ser construída ainda no primeiro trimestre de 2017, na cidade de Barueri, no estado de São Paulo.

Esta planta segue o mesmo modelo das usinas de países como Suécia, Noruega, Países Baixos e Alemanha. Em inglês, esse tipo de ger...

Saiba mais...

Ministério do Meio Ambiente recebe novas adesões em acordo sobre logística reversa de lâmpadas
O Ministério do Meio Ambiente recebeu vinte novas adesões ao Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista. A lista de fabricantes que aderiram a esta iniciativa praticamente dobrou e ainda há outros processos em andamento. O Acordo Setorial foi firmado no dia 27/11/2014 e publicado no Diário Oficial de 03/12/2015.

<...

Saiba mais...

São Paulo é o estado que mais produz resíduos eletrônicos no Brasil
A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) acaba de lançar um levantamento inédito com o mapa do resíduo eletrônico no Brasil e o ranking dos estados geradores do material.

De acordo com levantamento, o estado de São Paulo encabeça a lista dos maiores geradores de resíduo eletrônico, com cerca de 448 mil toneladas ...

Saiba mais...

Resíduos são usados para produzir biocombustível no Canadá
Restos de madeira, plásticos, tecidos antigos e resíduos não recicláveis vêm sendo utilizados na produção de biocombustíveis, no Canadá. Os responsáveis pela nova tecnologia são os cientistas da empresa Enerkem, que, além de colaborarem para a menor queima de recursos fósseis, também encontraram uma forma inteligente de aproveitar boa parte dos resíduos produzidos nas grandes cidades.


Saiba mais...

Produção de resíduos cresce e Brasil já é o 4o maior gerador do mundo
A quantidade de resíduos sólidos urbanos gerada no país em 2015 totalizou 79,9 milhões de toneladas, 1,7% a mais do que no ano anterior. No período, foi registrado também aumento de 0,8% na produção per capita de resíduos sólidos: de 1,06 quilo (kg) ao dia em 2014, para 1,07 kg ao dia em 2105. Os dados foram divulgados na última terça-feira (4) pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Saiba mais...

Mediterrâneo acumula cerca de 1,4 mil toneladas de plástico
A superfície do Mar Mediterrâneo, sobretudo em zonas litorâneas, abriga cerca de 1.455 toneladas de resíduos plásticos que são uma grave ameaça para as espécies marinhas, a saúde e a economia.

Esta é a principal conclusão de um estudo publicado na revista “Environmental Research”, no qual seus autores advertem que “em menos de 100 anos estes resíduos plásticos p...

Saiba mais...

Projeto transforma plástico de eletroeletrônicos em painéis solares
O volume de plástico produzido e o consumo incessante de novos aparelhos eletrônicos são duas das características mais comuns e presentes no cotidiano das pessoas. Simultaneamente, novas tecnologias surgem dia após dia, com a proposta de melhorar a relação entre o homem e o planeta.

Identificando nestas questões uma grande oportunidade, a Instituição Social Ramacrisna, e...

Saiba mais...

Novo estudo aponta que emissão por resíduos teve recorde em 2014 no Brasil
As emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor de resíduos sólidos continuam sua trajetória de crescimento no Brasil e atingiram, em 2014, seu maior número absoluto nos últimos 44 anos, segundo as estimativas divulgadas pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), em 13 de setembro. Foram lançadas 68,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera naquele ano, o que representa um crescimento de 80% entre ...

Saiba mais...

É lançada a 3ª edição do Manual de Tratamento de Efluentes Industriais
Com a aceitação cada vez maior dos técnicos do setor e o esgotamento da edição anterior, foi lançada a terceira atualização do livro Manual de Tratamento de Efluentes Industriais de autoria do engenheiro José Eduardo W. de A. Cavalcanti, diretor da Ambiental do Brasil. 

O Manual proporciona aos profissionais interessados em conhecer as nuances que envolvem o tratamen...

Saiba mais...

Indonésia constrói biblioteca gratuita com duas mil embalagens usadas de sorvete
Aliar educação e reutilização de materiais que iriam para o lixo é o melhor dos mundos. Foi o que a biblioteca construída na Indonésia com 2 mil embalagens de sorvete vazias conseguiu. Idealizado pela empresa de arquitetura SHAU Bandung, o projeto faz parte de um protótipo de empreendimento que prevê a construção de mais bibliotecas parecidas por todo o país.


Saiba mais...

Lixões a céu aberto ainda funcionam em mais da metade dos municípios brasileiros
Pela Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios deveriam acabar com seus lixões em até 2014. Mas isso não aconteceu e, de prorrogação em prorrogação, agora o prazo final é 31 de julho de 2018 para municípios da região metropolitana, e até 2019 para municípios de fronteira e os que contam com mais de 100 mil habitantes, com base no Censo de 2010. Já as cidades que têm entre 50 e 100 mil ha...

Saiba mais...

Estudantes de arquitetura constroem casas com tijolos feitos de resíduo industrial
É o que dizem: se a vida te dá limões, faça limonadas. Não há fórmula perfeita a não ser aproveitar recursos disponíveis (e muitas vezes subestimados) para construir algo útil. Dois estuantes de arquitetura, residentes em Roterdã, resolveram criar sua própria tecnologia para construir uma casa a partir de lixo industrial local.


Saiba mais...

Adolescentes italianos criam máquina que transforma lixo plástico em cases para celular
Um grupo de estudantes italianos criou uma máquina de vendas que transforma lixo plástico em capinhas para celulares. O equipamento foi apelidado de “My ProMotion” e já venceu um prêmio italiano de impacto social.



A máquina foi dese...

Saiba mais...

Destino do lixo nos municípios pode atrapalhar corrida eleitoral de 2016
A luta pela destinação correta do lixo nos municípios brasileiros tem sofrido altos e baixos, desde que a promulgação da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em julho de 2015, o Senado brasileiro aprovou um projeto que prorroga o prazo para as cidades se adequarem às regras da PNRS. A matéria seguiu para apreciação pela Câmara dos Deputados, onde ainda está tramitando.
Saiba mais...

Coréia do Sul passa a cobrar moradores por quilo de lixo orgânico descartado
Dar destino adequado ao lixo não é fácil, principalmente em cidades onde a reciclagem não é incentivada pelo poder público. Quando se trata de lixo orgânico, então, a coisa fica ainda mais complicada.



Para incentivar a população a ...

Saiba mais...

Rio de Janeiro deve implantar política de reaproveitamento de bitucas de cigarro
O Rio de Janeiro pode se tornar o primeiro estado do Brasil a ter um programa de reciclagem de bitucas (guimbas) de cigarros. No dia 19 de maio, a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação o projeto de lei 1547/2016, do deputado Tiago Mohamed (PMDB), que prevê a criação de um programa de reciclagem envolvendo fabricantes, distribuidores e comerciantes de tabaco. Eles terão que disponibilizar recipientes em locais de grande circulação para depósi...

Saiba mais...

Câmara de São Paulo ganha ponto de entrega voluntária para coleta de isopor
Com o intuito de mobilizar a população sobre a importância do descarte correto e da reciclagem de EPS, material mais conhecido como isopor, foi inaugurado na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 13 de abril, um PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorada). É o primeiro PEV para coleta de EPS instalado em uma casa legislativa no Brasil.

Saiba mais...

Marca de jeans lança calça feita com redes de pesca e carpete
O CEO da famosa marca de jeans Levi’s já recomendou que as pessoas evitem lavar suas roupas com frequência para poupar água. A empresa também demonstra importantes esforços para eliminar as substâncias tóxicas da cadeia produtiva. A novidade agora é uma coleção de calças feitas com as sobras de redes de pesca e carpetes antigos.

Segundo informou o portal Treehugger, a...

Saiba mais...

Plásticos são os principais predadores dos oceanos
Sob a forma de garrafas, sacos ou tampas, os plásticos são os principais predadores dos oceanos, mostra a organização Surfrider em relatório divulgado hoje (12) sobre a poluição em cinco regiões da França e Espanha.

Com a ajuda de centenas de voluntários, a organização não governamental realizou em 2015 o primeiro censo de resíduos que poluem as praias, a orla costei...

Saiba mais...

Companhia aérea utiliza resíduos que seriam descartados como biocombustível
A companhia aérea americana United anunciou recentemente que tem utilizado biocombustível em alguns de seus voos. Ele é fornecido por duas empresas (AltAirFuels e Fulcrum Bioenergy), que criaram processos para transformar resíduos orgânicos em combustível.



Saiba mais...

Pneus velhos substituem carvão nos EUA
A eliminação de pneus velhos é um dos problemas dos centros urbanos. Quando descartados a céu aberto, esses materiais poluem visualmente a paisagem e servem de abrigo para animais como ratos, além de acumularem água de chuvas atraindo os mosquitos transmissores de doenças como dengue, zicka e chicungunha.



Saiba mais...

Fraldas usadas viram telhas e tubos de plástico
Em que coletor colorido eu coloco fraldas e absorvantes? Isso não é um problema na Inglaterra e a empresa britânica Knowaste trabalha exatamente com a reciclagem desses resíduos.

Produtos infantis, geriátricos e de higiene feminina são feitos com plásticos e fibras de alta qualidade. Esterilizados e transformados, podem ser usados na fabricação de materiais de construçã...

Saiba mais...

Logística reversa de lâmpadas tem acordo setorial assinado
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e entidades representativas do setor de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista assinaram acordo setorial que estabelece a logística reversa desses produtos.

O acordo está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010. A lei que institui a política (12.305/2010) prevê que fabri...

Saiba mais...

Empresa transforma resíduos recicláveis em bicicletas ecológicas
A escolha do transporte público e ciclovias tem sido algo cada vez mais comum nos dias atuais. E olha que conta legal: pedalar não só diminui o número de carros nas ruas, mas também ajuda na diminuição do sedentarismo e do stress.

E se começou a passar por sua cabeça adquirir uma bicicleta, aqui vai uma dica bem interessante: e se você mandasse fazer sua própria bike ec...

Saiba mais...

Comissão da Câmara aprova incentivos fiscais para empresas de reciclagem
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante incentivos fiscais para empresas que exerçam de forma preponderante a atividade de reciclagem ou atividades relacionadas a etapas preparatórias da reciclagem.

Entre os benefícios está a redução das alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)...

Saiba mais...

Na Indonésia, cidadãos podem trocar lixo por tratamento médico
O número de pessoas que não possuem acesso a um serviço de saúde de qualidade por falta de dinheiro é imenso. Mas e se toda essa gente pudesse ‘pagar’ por tratamento médico com lixo?

A ideia está sendo implantada (com sucesso!) na cidade de Malang, na Indonésia. Por lá, os pacientes da Garbage Clinical Insurance, do jovem médico Gamal Albinsaid, podem trocar resíduo...

Saiba mais...

Multa para quem jogar lixo na rua pode ser valida em todo país
A cobrança de multa de quem jogar lixo em via pública, já adotada em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, pode passar a valer em todos os municípios e no Distrito Federal. A prática está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013, que integrou pauta da reunião de terça-feira, 29 de setembro, da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Saiba mais...

Levantamento afirma que lixões estão custando bilhões para saúde e meio ambiente no Brasil
Um levantamento feito pela Associação Internacional de Resíduos (ISWA, na sigla em inglês), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe) e com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur), analisou a produção de resíduos sólidos no Brasil de 2010 a 2014… E o resultado não é nada bom. Segundo o levantamento, caso lixões permaneçam em funcionamento e o descarte incorreto de resíduos se mantenha alto, os gastos rel...

Saiba mais...

Fundo nacional poderá financiar construção de aterros sanitários
A construção de aterros sanitários nos municípios poderá ser financiada com recursos de fundo abastecido pelo Tesouro Nacional ou por doações. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 207/2012, aprovado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de ir à Câmara dos Deputados.

Saiba mais...

Ambiental do Brasil começa a prestar Monitoramento Ambiental do Meio Físico
A Ambiental do Brasil passa a oferecer um novo serviço, o Monitoramento Ambiental do Meio Físico. Trata-se de uma importante demanda dos setores produtivos e da sociedade e apenas uma empresa com mais de 35 anos de história é capaz de oferecê-lo com o grau de excelência necessário. Veja o que esse novo préstimo contempla:

- Monitoramentos de Emissões / Qualidade do Ar;
Saiba mais...

94% das embalagens de defensivos agrícolas tem destinação correta no Brasil
Enquanto outros países não alcançam os 80%, nosso país segue na liderança do tratamento adequado das embalagens de defensivos agrícolas. Só em 2014 foram 42.646 toneladas de material que, se não fossem tratados, poderiam contaminar o solo e até as pessoas.




Saiba mais...

Senado aprova prorrogação do prazo para extinção de lixões
O Senado aprovou nesta quarta-feira (1º) projeto que prorroga o prazo para as cidades brasileiras adequarem a gestão que fazem do lixo às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na prática, a matéria estende o limite da data para a extinção dos lixões nas municípios. Com a aprovação, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Sanci...

Saiba mais...

Florianópolis quer zerar descarte irregular de lixo
Para discutir a necessidade de dar fim aos pontos de descarte irregular de lixo em Florianópolis, a capital decidiu apostar em uma ação ousada. A Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) está expondo no monumento do Miramar, na praça Fernando Machado, região central da cidade, os resíduos volumosos recolhidos das ruas de Florianópolis entre segunda e terça-feira.

No...

Saiba mais...

Dia Mundial da Reciclagem exige um olhar atento de todos
Em 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem, uma data para lembrar os benefícios ambientais prestados pela prática, ainda mais fundamentais no mundo em que vivemos, onde se faz vital reduzir a poluição atmosférica e o consumo de matérias-primas.

A reciclagem tornou-se parte de nossas vidas diárias com os hábitos mais corriqueiros, como a separação de resíduos e...

Saiba mais...

Madrid coloca super heróis a serviço da reciclagem
Uma nova campanha de reciclagem desenvolvida por uma empresa de reciclagem de vidro em Madrid, na Espanha, busca educar o público jovem através dos personagens de quadrinhos que há décadas alimentam o imaginário humano. Com a ajuda do Batman, Superman, Mulher-Gato, Coringa, Batman e Robin, a entidade gestora de vidro reciclado espera recolher uma quantidade significativa deste material 100% reciclável.


Saiba mais...

Projeto reutiliza materiais de casas abandonadas e gera empregos
Você sabia que cada casa americana produz, em média, 400 toneladas de detritos? Detroit, localizada do estado de Michigan, nos Estados Unidos, possui cerca de 70 mil casas abandonadas. Isso porque a população encolheu de 1,8 milhão de habitantes da década de 50 para 700 mil, nos dias de hoje.

Estima-se que aproximadamente 50 a 70% do lixo urbano é decorrente da construção...

Saiba mais...

Suécia reaproveita 99% dos resíduos que produz
Quando se fala em sustentabilidade, a Suécia está sempre entre os países com maior destaque em todo o mundo. A nação escandinava dá exemplo em diversos setores, um deles é no manejo de resíduos. Apenas 1% do lixo produzido pelos suecos vai para lixões, o restante é reciclado, reutilizado ou transformado em energia renovável.

A eficiência do sistema de gestão de resíd...

Saiba mais...

MMA assina acordo com a Coreia para financiar projeto de gestão de resíduos sólidos
Na busca do incentivo a soluções compartilhadas entre municípios para o manejo adequado de resíduos sólidos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) firmou acordo de cooperação técnica bilateral Brasil/República da Coreia em gestão de resíduos sólidos. Seguindo critérios preestabelecidos, o MMA vai selecionar um consórcio público intermunicipal que atue na gestão de resíduos sólidos para sediar projeto na região sob sua jurisdição.

Saiba mais...

Dicas para reduzir a geração de resíduos plásticos
O plástico é um material abundante em nossas vidas. Preenche quase a totalidade das coisas que manuseamos. A reciclagem pode ajudar a reduzir a quantidade desses resíduos que acabam em aterros, cursos de água ou no ecossistema, mas apenas alguns tipos podem ser tratados pela maioria dos governos municipais. 

A fração que é reciclada requer, ainda, uma grande quantidade...

Saiba mais...

Resíduos sólidos podem gerar 1,3 GW de energia elétrica
Diante de um possível racionamento de energia, volta à pauta a discussão sobre fontes alternativas que possam contribuir para incrementar a matriz energética do País. De acordo com dados inéditos da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil tem potencial para gerar 1,3 GW de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos. Esse número equivale a um fornecimento adicional de cerca de 932.0...

Saiba mais...

Sacola tradicional deve sumir do comércio de SP em 60 dias
As sacolas plásticas tradicionais vão sumir gradualmente do comércio paulistano nos próximos 60 dias. Em substituição, serão usadas embalagens nas cores verde e cinza, de origem vegetal, menos prejudiciais ao meio ambiente.

A lei que prevê a troca entra em vigor nesta quinta-feira, 4. As embalagens verdes só deverão ser usadas para descartar lixo reciclável e as de cor ...

Saiba mais...

Em NY, jogar eletrônicos no lixo agora é crime
A partir de 1º de janeiro, quem jogar eletrônicos no lixo comum pode arranjar sérios problemas com o Departamento de Saneamento de Nova York. Isso porque o governo da cidade norte-americana acaba de decretar que o descarte incorreto de e-lixo será considerado crime a partir de 2015.


Saiba mais...

No Ceará, lixo reciclável dá desconto na conta de luz
Em São Paulo, consumidores da AES Eletropaulo já podem pagar sua conta de luz com resíduos recicláveis e, agora, em todo o Estado do Ceará, os cidadãos podem usufruir do mesmo benefício, graças ao programa Conta Verde, criado pela Coelce, Companhia Energética do Ceará.


Saiba mais...

Banco Mundial estima que 4 milhões de latino-americanos vivam da reciclagem
Uma das chaves para que milhões de pessoas na América Latina tenham um trabalho mais digno pode resumir-se em um ato tão simples como separar o lixo “reciclável” do “não-reciclável”.

Em todo o mundo cerca de 15 milhões de pessoas ganham a vida recuperando material reciclável no lixo. Destes, 4 milhões estão na América Latina, onde pelo menos 75% trabalham de for...

Saiba mais...

Ambiental deseja Boas Festas e não terá recesso de fim de ano!
A Ambiental do Brasil deseja a você, amigo e parceiro, um feliz natal e um próspero ano novo. Que você possa estar ao lado de quem ama nessas festas de fim de ano. E, para melhor atendê-lo, não teremos expediente apenas nos feriados do dia 25 e dia 01.

Seguimos, assim, com nossos votos de que em 2015 você continue contando conosco para ser o seu parceiro na minimização de ...

Saiba mais...

Pesquisadores criam plástico que se desmancha quando exposto à luz
Pesquisadores da Universidade da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, descobriram uma espécie de plástico biodegradável que se decompõe quando exposto a uma fonte de luz específica.

A novidade pode ser a grande solução para um dos principais problemas do descarte de lixo nos centros urbanos. Só no Brasil, o plástico representa 13,5% do total descartado. Este material reciclável, quando eliminado de forma incorreta, acarreta uma série de problemas ambientais como o chorume,...

Saiba mais...

Brasileira cria técnica para produzir tijolo a partir de lixo
A construção civil é o ramo mais poluente do mundo: estima-se que cerca de 40% de toda emissão tem ligação com a atividade. Por isso, é importante sempre buscar alternativas para suprir nossas necessidades.

Pesquisadora da Universidade de Brasília, Elisandra de Medeiros, pesquisou para sua tese de doutorado, uma maneira de reutilizar resíduos sólidos em pról da constru...

Saiba mais...

SP padroniza uso de sacolas plásticas para descarte de lixo reciclável
As sacolas plásticas na capital paulista serão padronizadas e só poderão receber lixo seco. A informação foi divulgada na última quinta-feira (13) pelo prefeito Fernando Haddad e é uma alternativa para a lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolinhas nos supermercados e estabelecimentos comerciais.

Sancionada em 2011, a lei foi suspensa pelo Tribunal de Justiça (...

Saiba mais...

Estudantes brasileiros constroem casa de garrafa PET
Uma casa ecologicamente correta, que oferece maior conforto térmico e ainda é mais barata que uma construção tradicional em alvenaria. Esse foi o projeto CASA PET, que rendeu a conquista do 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013 para uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

A ideia, nascida em 2012, começou a gan...

Saiba mais...

Ambiental recebe certificado de acidente zero
A Ambiental acaba de receber o Certificado Acidente Zero, honraria concedida pela Pamcary, corretora de seguros especializada no transporte de cargas.



O documento ressalta o trabalho preventivo de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade exercido pela Ambiental no período de 27 de setembro de 20103 à mesma data de 2014. Esses fatores a definem como uma referência no mercado.<...

Saiba mais...

334 mil toneladas de pneus velhos já foram recolhidas em 2014
O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Por isso, é tão importante que os fabricantes e revendedores estejam atentos e cumpram as responsabilidades com a logística reversa daquilo que comercializam. Conforme informações da Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, o órgão coletou 334 mil toneladas de pneus durante os nove primeiros meses de 2014....

Saiba mais...

Agentes recolhem quase 250 toneladas de lixo eleitoral em SP
O serviço de Limpeza Urbana da capital paulista recolheu quase 250 toneladas de lixo eleitoral desde domingo (5), quando aconteceu o primeiro turno das eleições. A maior parte do material, cerca de 150 toneladas, foi recolhida no Centro.

Ruas e calçadas amanheceram na segunda-feira (6) forradas de santinhos de candidatos na região metropolitana apesar da proibição legal. Po...

Saiba mais...

Empresas que usam produtos recicláveis poderão ter imposto reduzido
Empresas que utilizam produtos reciclados ou recicláveis para inserção na cadeia produtiva como insumo poderão ganhar benefício fiscal. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 147/2014, do senador Alfredo Nascimento (PR-AM), prevê a dedução em dobro dos custos com esses bens, relativa ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Saiba mais...

Em Oslo, os resíduos alimentares e os dejetos dos esgotos tornam-se biogás e biofertilizantes
Em Oslo, na Noruega, um plano para melhorar a qualidade do ar está em vigor desde 2011, com metas de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e em 80% até 2050. Dentre as medidas desse plano estão anel de pedágio para os automóveis, rede cicloviária, promoção de combustíveis alternativos e veículos elétricos. 

A produção de biogás e seu us...

Saiba mais...

Indústria que aproveita resíduo sólido pode ter redução de até 100% do IPI
O estabelecimento industrial que recicla resíduos sólidos poderá, até 2019, obter redução de até 100% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devido na aquisição dessa matéria prima para fabricar seus produtos. É o que estabelece iniciativa pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com o propósito de incentivar a indústria que contribui para a redução da poluição e para a criação de emprego e renda no setor de ...

Saiba mais...

Cresce o número de cidades que adotam a coleta seletiva
Desde que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010, houve um aumento de 109% no número de cidades onde a coleta seletiva é realizada. O dado consta da Pesquisa Ciclosoft 2014, divulgada nesta quarta-feira, 17 de setembro, pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), que realiza o levantamento a cada dois anos.

Atualmente, 927 municíp...

Saiba mais...

15 de setembro. Dia do cliente!
Dia 15 de setembro é a data reservada para comemorar a importância do cliente. Para a Ambiental, essa é a pessoa que rege os nossos esforços rumo à minimização de impactos ambientais através do gerenciamento total de resíduos. 

Estamos há mais de três décadas no mercado, sempre atentos à inovação e, se não fosse por você, cliente, toda a tradição e referência que transmitimos ao mercado seria mero vislumbre.

Obrigado...

Saiba mais...

Tratamento de resíduos nos portos estará alinhado em três anos
O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), vinculado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, prevê que a maioria dos portos administrados pelo governo federal estará "dentro da linha" nos próximos três anos no que se refere ao tratamento de resíduos e efluentes.


Saiba mais...

O diretor-executivo da Abrelpe, aborda exigências legais e iniciativas para adequação dos pequenos negócios a Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Quinto maior produtor mundial de lixo urbano, o Brasil viu seu volume de resíduos crescer 21% na última década, muito acima do índice de crescimento da população, que foi de 9,6% no período. Cerca de 24 milhões de toneladas de resíduos têm destino inadequado no país. Mais grave ainda é saber que 6,2 milhões de toneladas lixo sequer são coletadas, sendo lançadas em terrenos, valas, rios e ruas, degradando o meio ambiente e representando grande ameaça ao meio am...

Saiba mais...

Impressora 3D e outras tecnologias ajudam a reduzir resíduos industriais

O potencial de não geração de resíduos por novas tecnologias, como as impressoras 3D, foi apresentado na terceira edição do evento CNI Sustentabilidade, ocorrido no dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro.

O encontro, cujo tema foi “Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências”, reuniu mais de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil...

Saiba mais...

Governo, catadores e prefeitos vão atualizar a lei de resíduos sólidos

Representantes do governo federal, dos municípios e dos catadores de material reciclável decidiram formar grupo de trabalho para negociar com o Congresso Nacional o aprimoramento da lei que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).  A reunião, promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, aconteceu na última sexta-feira (22), em Porto Alegre (RS).


Saiba mais...

Dois terços das indústrias aumentam os investimentos na gestão de resíduos sólidos

Pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 55 indústrias de nove setores mostra que duas em cada três empresas, ou 64%, aumentaram os investimentos na gestão de resíduos sólidos em 2013. Conforme o levantamento, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, entre as indústrias que ampliaram os investimentos, 29% incrementaram em mais de 20% o total dos recursos aplicados na área em 2013. Os investimentos são destinados à recic...

Saiba mais...


Ética
E a nossa ideia central de ética, é a responsabilidade social, nos envolvendo em causas e projetos sociais. A responsabilidade social não é um fardo adicional sobre a empresa, mas uma parte integrante das nossas preocupações essenciais.
Qualidade
A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e consequente motivação.
Publicações
Contemplando as informações geradas pelo corpo técnico da Ambiental, visando colocar as publicações e documentos de orientação da Organização ao alcance dos principais segmentos sociais brasileiros.




Copyright 2012 – AMBIENTAL DO BRASIL – 0800 703 6170 - comercial@ambientaldobrasil.com.br
Website desenvolvimento Alliance Comunicação Sustentável.