Serviços

Gerenciamento Total de Resíduos

A Ambiental realiza o Gerenciamento Total de Resíduos Industriais (TWM Total Waste Management) dentro da própria planta industrial do cliente. Este serviço é a solução mais adequada para o cliente que gera diversos tipos de resíduos, não sendo possível adotar apenas um tipo de tecnologia de destinação. Esse é o nosso diferencial.
Atualmente, a Ambiental, pioneira em Gerenciamento Total de Resíduos Industriais no Brasil, desenvolve trabalhos dentro de refinarias, indústrias automobilísticas, químicas e de outros segmentos, em diversas regiões do país.
A elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos baseado na Política Ambiental, nos requisitos contratuais e na legislação é a etapa inicial do TWM. O Plano é orientado pela metodologia sugerida nas normas internacionais de gestão ABNT NBR-ISO:14001:2004, ABNT NBR-ISO:9001:2008 e OHSAS 18001, visando a manutenção da qualidade na prestação de serviços, a eliminação dos riscos e a proteção da saúde e do meio ambiente.

A implantação deste conjunto de técnicas e procedimentos visa evitar ou reduzir a geração de resíduos na fonte, maximizar o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos e oferece todos os tipos de destinação como coprocessamento, compostagem, incineração, aterros e outros. Alinhada ao objetivo de seus clientes em diminuir o impacto ambiental de suas atividades, a Ambiental vem inovando e superando as expectativas. Em 2011, destinou mais de 100 mil toneladas de resíduos de diferentes classificações, utilizando-se das mais inovadoras tecnologias de tratamento e/ou destinação final, dentre as quais, a produção de biomassa a partir da madeira, o coprocessamento de resíduos perigosos, a incineração de material químico e ambulatorial e, especialmente, a reciclagem de mais de 55 mil toneladas de entulho e concreto transformados em agregado.
Para atender a esta demanda, a Ambiental executa o planejamento operacional, a definição das técnicas de destinação, a segregação, o armazenamento temporário, o fornecimento de mão de obra, máquinas, equipamentos, o transporte interno e externo e a destinação final dos resíduos. Ainda assim, o sucesso das atividades se dá por meio de ações de conscientização e treinamento que a Ambiental desenvolve com os funcionários da empresa contratante, empreiteiras e todas as partes envolvidas.

Os resultados comprovam que o Gerenciamento Total de Resíduos é uma alternativa extremamente vantajosa para o cliente pois, diante da complexidade e variedade de seus resíduos, representa a garantia de uma solução ambientalmente correta e economicamente viável de forma rápida e eficaz. É neste contexto que a Ambiental mais uma vez se destaca e consolida sua atuação no mercado como uma organização que busca, acima de tudo, a excelência na prestação de seus serviços.

Centrifugação de lodos ou resíduos

A Ambiental do Brasil possui um sistema compacto de centrifugação, que possibilita reduzir a área necessária para a montagem do sistema, nas instalações do cliente.
O decanter trifásico da Ambiental do Brasil destaca-se pela alta capacidade, podendo processar até 40 m3/h de resíduo.
A centrífuga separa em duas ou três fases de diferentes pesos específicos, por exemplo:

  • Separação bifásica = sólido + líquido
  • Separação trifásica = sólido + água + hidrocarboneto (óleo)

A centrífuga é constituída por um conjunto rotativo e uma estrutura fixa, o conjunto rotativo é composto por um tambor cilindro/ tronco-cônico, um caracol transportador e um redutor de engrenagens que proporciona o diferencial de rotação entre o tambor e o caracol.

Todo o conjunto é acionado por um motor elétrico, intrinsecamente seguro, que transmite o movimento através de polias e correias, o conjunto rotativo está mancalizado em dois pontos apoiados sobre mancais de rolamento e montado sobre um skid de uma plataforma roll on, o que o torne extremamente móvel.

Através da força centrífuga atuante no interior do tambor rotativo (efeito provocado pela alta rotação), aonde se chega a aproximadamente 2500 G, ou seja, 2500 vezes mais do que a força gravitacional atuante em um ambiente comum, é possível separar as fases sólida e líquida.

A separação de sólido e líquido acontece no interior de um tambor rotativo, em cuja superfície interna se deposita a fase sólida mais pesada, que é descarregada de maneira contínua pela rosca interna. O líquido classificado é descarregado em outra extremidade e direcionado para o sistema de tratamento de clarificado.

O resultado dessa centrifugação é uma massa seca adensada que poderá ser enviada por carretas ou caçambas para seu destino final, seja compostagem, incineração ou coprocessamento.

Processo de centrifugação de resíduo

Inicialmente se realizam testes de laboratório para qualificar o resíduo ou lodo e definir os melhores parâmetros operacionais para a centrífuga do tipo decanter.

O resíduo ou lodo a ser tratado é recebido em caminhões ou succionado através de bombas especiais, e enviado para o tanque de homogeneização.
Dentro do tanque de homogeneização, o resíduo é ajustado através da injeção de solvente, água e calor, proporcionado por serpentinas de aquecimento, conforme os parâmetros definidos nos testes de laboratório preliminares.

O resíduo ou lodo homogeneizado é bombeado para centrifuga numa vazão de até 40m³/h, e misturado com polímero aglutinador, visando aumentar o tamanho e peso das partículas, proporcionando maior eficiência do processo de separação de fases.

O sólido seco é descartado por gravidade em caçambas ou carretas, enquanto o líquido clarificado é direcionado ao coletor de líquido e enviado para estação de tratamento.

Unidade Dosadora Polímero

O tipo de polímero floculante a ser utilizado, seja catiônico, anônico ou não inônico, é definido com base em testes laboratoriais e varia em função do tipo de lodo ou resíduo e concentração. Por essa razão, é desejável que o cliente forneça amostras representativas do tipo de resíduo a ser encontrado no serviço.

A unidade dosadora de polímero é dimensionada tendo em vista que os polímeros sólidos exigem um tempo de repouso e agitação para a “quebra de dormência” de forma a atingirem suas melhores propriedades.

A injeção do polímero é feita em chicanas, que são misturadores estáticos e têm a forma de uma serpente tubular.
Na extremidade da chicana, existe um dreno de amostragem, onde periodicamente o operador do sistema avalia visualmente a eficiência da separação, de forma a ajustar a unidade injetora de polímero.

Deve-se exercer um rigoroso controle sobre a concentração de polímero no fluxo de lodo ou resíduo. O sistema deve ser acompanhado constantemente, pois muito ou pouco polímero ocasiona perda de eficiência na separação, causando assim arraste pelo clarificado.

Possíveis Aplicações

  • Estações de Tratamento de despejos industriais (ETDI)
  • Estações de Tratamento de Água (ETA)
  • Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)
  • Indústria Alimentícia
  • Indústria Petroquímica
  • Clarificação de gordura animal
  • Indústria de álcool e açúcar
  • Resíduos de processo de curtume
  • Resíduos de Abatedouros – Frigoríficos
  • Tanque de Homogeneização com dique

Coprocessamento

A Ambiental é responsável pelo coprocessamento de resíduos gerados em diversas indústrias do Brasil. Para isto, a empresa possui parcerias com cimenteiras espalhadas nas principais regiões do território nacional.
Trata-se da melhor solução para destinação de resíduos classe I, II-A e até mesmo II-B, desde que viável tecnicamente e autorizada segundo a legislação ambiental vigente.

Este processo é indicado para tratamento de resíduos industriais líquidos, sólidos ou pastosos, com médio ou alto poder calorífico ou que tenham componentes químicos que se assemelham à matéria-prima do clínquer.
O diferencial do coprocessamento em relação às demais técnicas de incineração está no aproveitamento energético do resíduo como combustível alternativo na cimenteira, além de poder substituir matérias-primas, sem qualquer alteração na qualidade do clínquer.

As unidades de blendagem de resíduos da empresa são dotadas de tecnologias de última geração, como impermeabilização do solo, drenagem e tratamento dos líquidos percolados e das águas pluviais, equipamentos especializados no manejo de resíduos e equipe de profissionais especializados.

Para garantir a eficiência desses sistemas de gerenciamento ambiental é realizado um monitoramento contínuo das emissões de gases da chaminé do forno de cimento, bem como da qualidade das águas superficiais e subterrâneas na região.

Coleta, Transporte e Destinação de Resíduos

A Ambiental detém ampla experiência na coleta, transporte e destinação de resíduos industriais. Para isto, a empresa conta com uma vasta rede de transportadoras especializadas no manejo de resíduos Classe I, II-A e II-B, além de diversos equipamentos específicos para a realização deste trabalho.

Para o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos há uma lista de documentos necessários, sem os quais não há liberação da carga para transporte. Estes são:

Envelope e ficha de emergência, licença ambiental da transportadora para o carregamento, MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo), check list e rotograma.

Na execução de todo carregamento, é aplicado por um colaborador da Ambiental devidamente capacitado um check list, o qual contempla a inspeção de parte elétrica e mecânica do veículo, documentação do veículo e do condutor e presença de todos os itens que devem constar nos kits de segurança. No destino, outro colaborador da Ambiental faz a conferência deste check list como forma de garantir a conformidade durante o trajeto.

Por se tratar de carregamentos envolvendo resíduos Classe I – Perigosos, os motoristas destacados para a condução do carregamento possuem treinamento para este tipo de transporte (curso MOPP), as carretas são equipadas com os kits de segurança, são sinalizadas com as placas de simbologia e número ONU da carga, uso obrigatório de EPI’s e recebem treinamento específico para atuação em caso de acidente.

Por fim, constam como itens contratuais entre a Ambiental e as Transportadoras que estas possuam apólice de seguro ambiental além do contrato com a empresa de atendimento a emergências químicas. Como o transporte é de extrema importância e sabidamente uma das fontes de risco, a Ambiental apenas firma parceria com transportadoras que se comprometem com o cumprimento rigoroso de toda legislação e normas pertinentes.

Recuperação de Passivos Ambientais

O tratamento de áreas impactadas é iniciado com a definição e implementação das etapas de trabalho: planejamento do trabalho de campo (Projeto de Tratamento), supressão de vegetação e restos de obra civil, escavação, carregamento e transporte, disposição final, monitoramento dos parâmetros ambientais (solo e água subterrânea), reaterro e recomposição de área.

A remoção da contaminação começa na etapa de escavação. As inclinações dos taludes, dimensões das bermas e profundidades das etapas de escavação, são aferidas por intermédio de análises de estabilidade com os dados e parâmetros geotécnicos obtidos das sondagens a percussão (Standard Penetration Test – SPT). O material contaminado, proveniente da escavação, é carregado em caminhões do tipo basculante e enviado ao destino final. Os serviços de transporte são executados com integral observância de suas estipulações e de acordo com as Leis Federais, Estaduais e Municipais vigentes.

Para garantir que toda a contaminação foi removida e, deste modo, dar continuidade a recomposição de área por reaterro, amostras compostas, em duplicata, são retiradas de pontos pré-definidos, em campanhas sucessivas de amostragem. A malha amostral é definida de acordo com as dimensões e características da área. Após a confirmação de descontaminação dá-se início ao reaterro.

Na execução do reaterro de recomposição das áreas escavadas são utilizados solos de qualidade comprovada provenientes de áreas de empréstimo devidamente licenciadas. As camadas de solo são lançadas e compactadas de modo a garantir as propriedades adequadas à finalidade de destino da área recomposta.

Monitoramento Ambiental do Meio Físico

A Ambiental do Brasil passa a oferecer um novo serviço, o Monitoramento Ambiental do Meio Físico. Trata-se de uma importante demanda dos setores produtivos e da sociedade e apenas uma empresa com mais de 35 anos de história é capaz de oferecê-lo com o grau de excelência necessário. Veja o que esse novo préstimo contempla:

  • Monitoramentos de Emissões / Qualidade do Ar;
  • Avaliação do Nível de Pressão Sonora (Ruído);
  • Avaliação do Impacto do Ar (Vibração);
  • Monitoramento dos Efluentes;
  • Monitoramento das Águas Subterrâneas;
  • Monitoramento das Águas Superficiais;
  • Monitoramento das Águas para Consumo Humano;
  • Monitoramento dos Sedimentos;
  • Monitoramento da Estação Climática; e
  • Monitoramento Hidrométrico.

Também prestamos o Monitoramento Atmosférico de Pontos Fixos, avaliando:

  • Partículas Totais em suspensão (PTS)
  • Partículas Inaláveis (PI)
  • Ozônio (O3)
  • Óxidos de Nitrogênio (NO2)
  • xidos de Enxofre (SO2)

Além do Monitoramento Atmosférico para Inspeção Veicular, concentrados em:

  • Disco de Ringelmann;
  • Analisador de Gases;
  • Analisador de Opacidade.

Avaliamos o Nível de Pressão Sonora (Ruído) e o Nível de Impacto do Ar (Vibração) em uma planta industrial:

  • Medição dos níveis de ruído que podem interferir na situação acústica do entorno da indústria;
  • Monitoramento dos níveis de vibração e pressão acústica provocados pelas atividades operacionais da indústria.

Por fim, fazemos o Monitoramento Hidrométrico, centrados nas seguintes avaliações:

  • Leitura (diária) do nível nos vertedouros;
  • Leitura (diária) de nível nas seções de réguas limnimétricas;
  • Leitura (mensal) do nível de água em poços de monitoramento.

Encontre a unidade operacional mais próxima de você.

Inscreva-se em nossa newsletter

Entre em contato:

Telefone: 0800 703 6170
E-mail: comercial@ambientaldobrasil.com.br

Entre em contato:

 

Telefone - 0800 703 6170
E-mail - comercial@ambientaldobrasil.com.br

© 2019 Copyright - Ambiental do Brasil - Todos os direitos reservados 

© 2019 Copyright - Ambiental do Brasil - Todos os direitos reservados

WhatsApp Fale com nosso comercial agora via WhatsApp